A colchicina é um alcalóide altamente venenoso extraído de uma planta, usada a mais de 100 anos, no tratamento da gota – acúmulo de cristal de acido úrico nas articulações. Ela inibe a multiplicação celular e evita a chegada dos leucócitos onde estão os cristais.
É um fármaco de baixo índice terapêutico, onde sua dose terapêutica é próxima a da dose tóxica apresentando estreita margem de segurança. Sua dose máxima recomendada para o tratamento da gota é de 2,5mg nas primeiras 24 horas para adultos sadios, e a dose total administrada em ataque agudo não deve exceder a 6mg em quatro dias. A intoxicação por colchicina é extremamente grave, porém seus riscos parecem pouco conhecidos por profissionais da saúde, é necessário informar sobre as precauções e acompanhar o tratamento para evitar a ocorrência de intoxicações. O tratamento com a colchicina vem sendo abandonado devido à intensa diarréia e múltiplos efeitos colaterais que provoca, sendo hoje um fármaco de segunda linha no tratamento da gota aguda, como alternativa aos anitinflamatórios não esteroidais (AINEs). O envenenamento por este fármaco foi comparado ao envenenamento por arsênio, ou seja, é um fármaco extremamente tóxico e já houve relatos de casos de morte em cidades brasileiras.
Referência:
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL – FAMÍLIA SUSPEITA DE SUPER DOSAGEM. Disponível em: <http://www.saude.df.gov.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=29359> Acesso em 03/06/2011.
Rafaela Cavagnolli
Rafaela Cavagnolli
Curiosidadee eh soh p te conhecer GATA!
ResponderExcluir